Já utilizou roteiros de leitura na sua sala de aula? Conheça potencialidades da utilização deste recurso no trabalho de competências do Português, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O texto é acompanhado com imagens de um roteiro de leitura elaborado a partir da obra «O Espanta-Pardais», de Maria Rosa Colaço.
O que é um roteiro de leitura?
Um roteiro de leitura é como um guião, que acompanha o aluno do início ao fim do livro. Pode dizer-lhe onde começar e parar de ler, propor jogos linguísticos e atividades de antecipação, compreensão e reflexão sobre a língua, utilizar códigos simbólicos para diferentes tipologias de atividades… É, no fundo, um recurso para a leitura orientada, mas utilizado autonomamente pelo aluno, elaborado meticulosamente pelo professor, para o trabalho integral de uma obra literária de forma ludico-didática.
Embora ao longo deste artigo se dê enfoque ao trabalho do Português, o roteiro de leitura é um recurso com potencialidades para o trabalho interdisciplinar, em função, é claro, da obra literária a que diz respeito.
O papel do roteiro no desenvolvimento da leitura e da escrita
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Desenvolver do gosto pela leitura literária
Segundo Silva, Glória, Bastos e Veloso (2011), cabe ao professor ajudar a criança “a encontrar motivos para querer aprender a ler e para continuar a ler depois de o saber fazer” (p. 23). Para isso, existem várias estratégias que pode desenvolver na rotina diária ou semanal do grupo-turma. O essencial passa por tornar a sala de aula num contexto propício à leitura, com uma biblioteca de turma repleta de escritos diversos que agradem a todo o tipo de leitores: livros de histórias, de banda desenhada, de receitas; enciclopédias; revistas; jornais. Este conjunto pode ainda incluir livros escritos pelo grupo e recursos de apoio, como dicionários e roteiros de leitura. Em segundo lugar, é fundamental criar um tempo para a leitura autónoma e por iniciativa própria dos alunos.
Na verdade, o roteiro de leitura pode (e deve) ser realizado pelo professor em função do grupo a que se destina. Desta forma, poderá adaptar as atividades às necessidades e interesses dos seus alunos, propor uma exploração mais ou menor aprofundada da obra e intercalar as tarefas mais complexas com jogos e desafios.

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Promover atividades de leitura diversificadas, orientadas e com fundamentos claros
De facto, é importante que as atividades de leitura tenham “fundamentos claros e precisos, que constituam desafios de aprendizagem” (Silva, et al., 2011, p. 8). Isto é, devem ser orientadas para um ou vários propósitos, tais como:
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- ler para:
- identificar ideias-chave;
- procurar informação específica;
- identificar pontos de vista;
- debater as posições do autor;
- recreação.
- ler para:
A esse propósito, Yopp e Yopp (2006) apresentam um modelo (Literature Based Reading Program), organizado em três momentos essenciais: as atividades de pré-leitura, as atividades para durante a leitura e as atividades de pós-leitura.
Especificamente, as atividades de pré-leitura preveem a ativação e construção de competências inferenciais, através da exploração de elementos paratextuais. Por outro lado, as atividades de durante a leitura visam alertar os alunos a estrutura dos textos e a linguagem do autor; facilitar a reflexão sobre as personagens, temas e acontecimentos; e desenvolver uma postura estética perante a literatura. Por fim, as atividades de pós-leitura implicam a mobilização de estratégias de compreensão diversificadas para melhorar a compreensão leitora de um texto e promover respostas pessoas e afetivas à literatura (Balça & Tomé, 2012).
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2. Atividade de compreensão leitora: organização da informação e ilustração. Facilitar e monitorizar o processo de compreensão.
O ensino formal de estratégias de monitorização de compreensão são fundamentais para que o aluno aprenda a autorregular a sua leitura. Por exemplo, um aluno que já conhece estás ferramentas será capaz de voltar atrás na leitura quando não compreendeu o que leu e utilizar estratégias para superar essa dificuldade.
São exemplos deste tipo de estratégias: a antecipação de conteúdos, o questionamento, o sumário ou recapitulação e a ilustração ou realização de esquemas. Contudo, para que se apropriem das estratégias, é imprescindível que os alunos saibam selecioná-las em função do que vão ler, de acordo com o propósito da leitura e com o tipo de texto.
O roteiro de leitura sobre «O Espanta-Pardais»
O roteiro que aqui partilho é sobre a obra «O Espanta-Pardais», de Maria Rosa Colaço, e foi pensado para alunos do 3.º ou 4.º ano de escolaridade. As atividades que o integram foram organizadas de acordo com o modelo de Yopp e Yopp (2006) descrito acima, pelo que estão distribuídas em três partes: i) atividades de pré-leitura; ii) atividades de durante a leitura; iii) atividades de pós-leitura. A cada um destes capítulos antecede uma introdução, com informações sobre a tipologia das tarefas ou indicações para a sua realização.


Durante a elaboração do documento, um dos principais cuidados foi garantir o seu equilíbrio, integrando atividades pertinentes, diversificadas e orientadas para diversos propósitos de leitura. Contudo, foram surgindo outras preocupações. Uma dessas foi a construção de um encadeamento de tarefas progressivamente mais complexas. A título de exemplo, descrevo o percurso delineado no roteiro em várias atividades de produção de texto a partir da leitura:
- Propôs-se a escrita de um pequeno texto, a partir de tópicos já definidos;
- Convidou-se os alunos a planificar o seu texto, organizando as ideias dentro dos parâmetros estabelecidos (planificação orientada);
- Solicitou-se a escrita de um texto, com planificação livre.

Em segundo lugar, procurou-se criar um roteiro promotor de uma leitura pessoal e reflexiva. Pretendia-se que os alunos participassem ativamente no processo de leitura, interagindo com as ideias do autor e (re)formulando-as, para que estas fossem efetivamente compreendidas (Girotto & Souza, 2012). Para isso, foram incluídas várias tarefas de análise crítica e reflexiva, garantindo sempre que , a priori, os alunos pesquisavam sobre o tema sobre o qual iriam opinar.
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Se gostava de ver o roteiro de leitura sobre «O Espanta-Pardais», para se inspirar e criar o seu próprio roteiro, ou até transferi-lo, adaptá-lo e transformá-lo em algo completamente novo, clique aqui para aceder à pasta partilhada onde constam todas as atividades. Caso chegue eventualmente a adaptar ou a produzir o seu próprio roteiro de leitura, partilhe connosco!
Referências
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Propostas para o trabalho da gramática a partir de obras da literatura para a infância.
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