fbpx
obras gramática ensino básico

4 obras para trabalhar gramática no ensino básico

Neste texto, apresentam-se cinco obras da literatura para a infância com potencialidade para a introdução de conteúdos de gramática no ensino básico. Leia também alguns exemplos de atividades que pode realizar com os seus alunos, do 1.º ao 6.º ano de escolaridade.

Por que usar obras infanto-juvenis para trabalhar a gramática no ensino básico?

Quando trabalhamos o Português, é importante ter presente que, assim como a oralidade, a leitura e a escrita são indissociáveis, também o é a gramática.

 Usamos a língua porque temos conhecimento de regras da gramática, mas não temos consciência desse conhecimento. Por exemplo, qualquer criança portuguesa com dois anos, ao juntar um verbo com um complemento, produz enunciados como “quer água” e não “água quer” (…) Este acerto no padrão de ordem de palavras revela que as crianças, aos dois anos, já sabem qual a ordem de palavras interna ao grupo verbal da sua língua (Costa, Cabral, Santiago & Viegas, 2011, p. 8) 

Neste sentido, aprender gramática não é aprender algo completamente novo, mas sim tomar consciência de algo que já se aplica, sem saber chamar os conceitos e procedimentos pelos nomes.

Então, ao invés de introduzir conteúdos gramaticais de forma descontextualizada, por meio da leitura de definições e realização de exercícios, por que não enquadrá-los em contextos próprios da língua portuguesa? E depois, passar à fase de reflexão sobre a definição, de sistematização e treino?

Existem várias formas de trabalhar a gramática de forma integrada; uma delas, é a partir de obras da literatura infanto-juvenil.

1. «Porque é que os animais não conduzem?», de Pedro Seromenho

Este livro foi escrito e ilustrado por Pedro Seromenho e editado pela Paleta das Letras, em 2011. É recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para o 2.º ano de escolaridade. Adquira um exemplar aqui

obras ensino básico gramática Em «Porque é que os animais não conduzem?», o autor procura precisamente responder à pergunta que coloca no título, de uma forma muito divertida para os mais novos. É um livro com uma boa dose de humor, usa as características reais dos animais num cenário muito pouco provável.

1.1. Proposta de exploração – Distinguir e classificar nomes e adjetivos

Ao longo da história, a descrição que é feita sobre cada animal é uma boa oportunidade para explorar a classe dos adjetivos e a sua relação com o nome.

Na verdade, não é utilizado um adjetivo para descrever todos os animais apresentados. Ainda assim, em conjunto com as crianças, o animal pode ser caracterizado em função do comportamento que apresenta. Por exemplo, se “o rato não conduz, porque come muito queijo e esquece-se das regras“, então podemos dizer que o rato é esquecido.

A partir desse trabalho, pode ser feita uma lista com características de cada classe de palavras para, mais tarde, se prosseguir para o trabalho de sistematização e treino.

 

2. «Greve», de Catarina Sobral

«Greve» é o livro de estreia da autora e recebeu o Prémio Nacional de Ilustração, em 2012. Integra a lista do Plano Nacional de Leitura para alunos do 5.º e do 6.º ano sem hábitos de leitura. Adquira um exemplar aqui.

obras gramática ensino básico

Neste conto, os pontos fazem greve. Mas quais pontos? Todos! Os sinais de pontuação, os do mundo da matemática, os das costureiras, dos médicos…

2.1. Proposta de exploração – Significado de palavras e expressões

Aqui, não precisamos necessariamente de introduzir o conceito de palavras homónimas, ainda que tal possa acontecer, se for oportuno. Interessa, no entanto, explorar: i) como o significado das palavras pode mudar de acordo com o contexto; ii) termos ou expressões próprios da língua ou de uma região e a sua interpretação.

Neste caso, partilho um projeto desenvolvido com um grupo de alunos do 1.º ao 3.º ano de escolaridade, a partir deste mesmo livro. Por sugestão dos alunos, decidimos criar o nosso próprio livro, intitulado «Greve das linhas». Apresento, em seguida, os passos que demos nessa direção:

  1. Começámos por imaginar como seria esse mundo sem linhas e registámos as ideias de todos no quadro;
  2. Decidimos como organizar o nosso livro: o número de páginas, as técnicas a utilizar, se íamos trabalhar a pares ou individualmente, etc;
  3. Combinámos que cada par ia ficar responsável por duas páginas do livro, incluindo a capa e a contracapa (acabámos, até, por resolver um problema matemático com estes dados!);
  4. Reservámos as sessões se expressão plástica para pintar o fundo das páginas e criar as ilustrações, utilizando técnicas de colagem;
  5. Escrevemos um texto para pôr na contracapa, a explicar todo o processo;
  6.  Mostrámos o produto final às famílias.

obras ensino básico gramáticaensino básico obras gramática

2.3. Proposta de exploração – Sinais de pontuação

Em alternativa, este texto pode ser um bom indutor para o trabalho sobre os sinais de pontuação. Neste caso, seria interessante refletir em conjunto sobre a sua necessidade para a leitura e a escrita através, por exemplo, de um laboratório gramatical.

3. «Achimpa», de Catarina Sobral

«Achimpa» é uma obra escrita e ilustrada por Catarina Sobral, editado pela Orfeu Negro em 2012. É recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, para o 3.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada. Adquira um exemplar aqui

A história começa com uma descoberta muito importante. Era uma palavra nova, que ninguém sabe o que significa: «achimpa». Ao longo do livro, a palavra é usada em inúmeros contextos, com diferentes valores gramaticais. Direta e contextualizadamente, «achimpa» desempenha o papel de várias classes de palavras, tais como: verbo, nome, adjetivo (incluindo diferentes graus) e advérbio.

3.1. Proposta de exploração – Classes de palavras

Para esta obra, mostram-se duas propostas: uma apenas de treino e outra que requer uma utilização ponderada e ágil das diferentes classes de palavras.

Na primeira, apresentam-se aos alunos frases em que a palavra «achimpa» é utilizada em diferentes contextos. Pede-se que identifiquem a que classe de palavras pertence «achimpa» em cada frase, justificando a sua escolha.

A segunda proposta, envolve a escrita de uma história, pois é realmente na utilização contextualizada de um conteúdo que se verifica se este foi ou não aprendido. Por que não propor aos alunos que inventem a sua própria palavra e que criem cenários em que esta surja como nome, verbo, adjetivo e advérbio? Esta atividade pode ser desenvolvida em grande ou em pequenos grupos.

4. «O Rapaz de Bronze», de Sophia de Mello Breyner Andresen

«O Rapaz de Bronze» foi editado pela primeira vez em 1966 e, desde então, já teve várias editoras e ilustradores. É um dos livros indicado pelas Metas Curriculares para o trabalho da Educação Literária no 5.º ano de escolaridade. Para além disso, é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura autónoma. Adquira aqui a sua cópia ou leia um excerto.

obras ensino básico gramática

A narrativa desenvolve-se num jardim repleto de plantas de variadíssimas qualidades, onde reina uma estátua que ganha vida durante a noite. Nesta história, as flores são personificadas e espécies diferentes têm as suas próprias características.

4.1. Proposta de exploração – Vocabulário,  formas de organização do léxico e classes de palavras

Tal como a maior parte do trabalho da autora, «O Rapaz de Bronze» é uma obra altamente descritiva, com vocabulário diversificado e até complexo. Por isso, existe potencial para trabalhar diversos conteúdos gramaticais. Pelas suas características, recomenda-se que a leitura seja realizada em coletivo ou em momentos intercalados de leitura autónoma e exploração em pequenos e em grande grupo.

Em primeiro lugar, será útil sugerir aos alunos que vão sinalizando as palavras que desconheçam, para que, mais tarde, o seu possível significado seja discutido com a turma, aferindo-o através do contexto ou do radical da própria palavra.

Tendo em conta a abundância de vocabulário existente nesta obra relacionado com plantas, pode ser sugerido aos alunos que façam uma listagem de nomes de flores, árvores e outras plantas que vão surgindo ao longo da história. Esta informação pode ser utilizada de várias formas, como por exemplo:

  • na construção de dicionários temáticos;
  • num trabalho de exploração gramatical sobre o campo lexical e a família de palavras.

Para além disso, nesta obra, as flores são descritas com tamanho pormenor que é possível que os alunos as identifiquem sem que as tenham visto antes. É uma ótima oportunidade para trabalhar os adjetivos.

obras gramática ensino básico

obras ensino básico gramática

Outras ideias 

Já assistiu às aulas de Português do 1.º e 2.º ano do projeto #EstudoemCasa? Também a professora Isa utiliza obras da literatura infantil para explorar os conteúdos desta área, entre eles, os da gramática. Clique aqui para assistir às aulas e ter acesso às sugestões de atividades e recursos complementares.

obras ensino básico gramática

Em síntese – O trabalho da gramática em sala de aula

Embora neste texto se fale especificamente na gramática, importa lembrar que os diferentes domínios do Português devem surgir de forma articulada em sala de aula. Por outras palavras, ainda que se admitam momentos para trabalhar especificamente a oralidade, a leitura, a escrita, a gramática e a educação literária, também devem existir outros em que as diferentes esferas da língua se trabalham em simultâneo, de forma espontânea ou premeditada.

As obras de literatura para a infância são recursos realmente ricos por isso mesmo; não permitem desenvolver competências nos vários domínios, como despertam a atenção da criança, falam a sua linguagem e motivam-na para aprender.


 

Saiba como desenvolver a leitura e a escrita em casa de forma contextualizada.

Gostou deste artigo? Tem outras ideias? Fale connosco! Visite a nossa página do Facebook.

Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e de História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Artigos criados 12

Um comentário em “4 obras para trabalhar gramática no ensino básico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo