fbpx

Utilize o Google Slides no ensino à distância

Já iniciou o 3.º período e as atividades letivas realizam-se a partir de casa. Existem várias estratégias, ferramentas e plataformas que facilitam este processo. Neste artigo, vamos explorar as potencialidades do Google Slides no ensino à distância.

O Google Slides permite criar e aceder a apresentações online sem qualquer custo, a partir de um telemóvel, tablet ou computador. Se já está familiarizado com o Microsoft PowerPoint, terá facilidade em utilizar esta plataforma. Ainda assim, partilhamos ideias, sugestões e tutoriais simples, que objetivam dinamizar o modelo de apresentação regular e adaptá-lo a esta nova realidade de ensino.

De que precisam os alunos e professores para criar e aceder a uma apresentação no Google Slides?

Para editar apresentações no Google Slides, é necessário uma conta Google. Os documentos realizados ficam armazenados na drive e, depois de guardados, podem até ser consultados sem acesso à internet. No entanto, os seus alunos não precisam sequer de ter um email. Para partilhar uma apresentação, abra o documento e clique na caixa cor-de-laranja junto ao icon da sua conta Google (imagem 1). Existem duas formas de partilha: pode escolher convidar pessoas através de um email ou obter um link partilhável (imagens 2 e 3). Para além disso, pode conferir às pessoas com quem partilha liberdade para ver, comentar ou editar o documento (imagem 4).

O que posso criar no Google Slides para promover o ensino-aprendizagem à distância?

As ferramentas do Google Slides permitem criar mais do que apresentações comuns.

  • Apresentações interativas – É possível criar apresentações que requeiram maior proatividade por parte do aluno. O professor pode inserir recursos multimédia e links de acesso a diferentes sites ou a outros diapositivos do documento. Pode ainda integrar questões, exercícios ou desafios durante a apresentação. Continue a ler para ver alguns exemplos.
  • Projetos cooperativos – Se os alunos tiverem contas Google, podem editar documentos em colaboração e em tempo real. No Google Slides, é possível construir produtos em conjunto pela turma ou pequenos grupos. Assim, os alunos podem criar livros de histórias, escrever textos coletivos, inventar problemas matemáticos, realizar projetos de investigação, entre outros. O professor consegue acompanhar todo o processo, consultando as alterações realizadas por cada aluno (imagens 5 e 6) e deixando sugestões ou propostas de correção nos comentários (imagem 7).
  • Planos de trabalho editáveis – Podem ser criados documentos organizadores e reguladores do trabalho semanal, quinzenal ou mensal, como aquele que se apresenta nas imagens.
  • Apresentações narradas – O Google Slides permite a adição de ficheiros audio personalizados. Desta forma, o professor pode gravar uma narração para o seu computador e importá-la para a sua drive. Pode também instalar extensões ou suplementos que facilitam este processo.

Como posso criar apresentações interativas no Google Slides?

Apresentam-se em seguida algumas sugestões para incluir o aluno de forma mais ativa nas suas apresentações.

  • Importar outras apresentações
    Não precisa de criar uma apresentação de raiz. O Google Slides permite a importação de apresentações que tem no seu computador ou na sua drive. Para isso, crie um novo documento; na barra de ferramentas, clique em “Ficheiro” e selecione “Abrir”. Deverá surgir uma caixa que lhe permite abrir um ficheiro pré-existente (veja o vídeo).
    Pode personalizar esses documentos ou partilhá-los com alunos e colegas.

  • Insira diferentes recursos

    No Google Slides, é fácil inserir vídeos, imagens, excertos de audio, gráficos e diagramas. Pode explorar estas ferramentas no menu “Inserir”.
    Veja o vídeo abaixo, que mostra como integrar vídeos diretamente no diapositivo ou a partir da criação de ligações externas.

    Organize a sua apresentação com links internos
    Algumas apresentações tornam-se longas. Por isso, será útil criar um índice com ligações internas, que permitam ao aluno navegar mais rápido e aceder diretamente à informação de que necessita.
    Primeiro, selecione o texto onde o leitor deve clicar. Procure o icon “Inserir link”, na barra superior, ou utilize o atalho Ctrl+K (imagem 9). Em seguida, surge um menu que permite colar um link externo ou ligar o texto a diapositivos da sua apresentação. Aí, escolha o diapositivo a que deseja ligar o texto selecionado (imagem 9)

  • Integre questões, exercícios ou desafios
    Dinamize as suas apresentações ao introduzir questões, exercícios e desafios, que motivem o aluno e lhe permitam verificar o que realmente aprendeu. Essas propostas podem ser realizadas diretamente no documento, se todos tiverem uma conta Google (imagem 10). Caso contrário, o professor pode incluir diapositivos com indicações sobre o que fazer, em que formato e como devolver (imagem 11)

  • Associe recursos do Google Forms

    O Google Forms é uma ferramenta de elaboração de questionários personalizados online. As respostas são recolhidas de forma automática e podem ser convertidas em gráficos e folhas de cálculo.
    Esta ferramenta pode auxiliar o professor na monitorização de aprendizagens à distância. Por outras palavras, dá-lhe informação organizada sobre aquilo que os seus alunos entenderam sobre o tema, permitindo-lhe ser mais rápido na no esclarecimento de dúvidas e adequação de estratégias.


Conhece outras formas de usar o Google Slides no ensino à distância? Gostava de saber mais sobre outras ferramentas? Deixe um comentário ou fale connosco através da nossa página do Facebook.

Saiba como promover a realização projetos de investigação a partir de casa.

Question mark icon 2 | Tem questões sobre a utilização do Google Slides? Gostava de ter acesso aos materiais mostrados ao longo do artigo? Envie um email para inesnobredacunha@desdequevacontigo.pt

Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e de História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Artigos criados 12

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo