fbpx

plataformas virtuais ajudam professores, pais e alunos no ensino à distância

Aproxima-se o 3.º período letivo e as escolas preparam-se para mais uma época de ensino à distância. Por isso, algumas plataformas virtuais têm trabalhado para proporcionar a alunos, pais e professores ferramentas que facilitem o processo de ensino e aprendizagem.

Leya Educação – Encontro digital sobre ensino à distância

ensino distância pais alunos professores leya

A Leya organiza uma série de encontros digitais, com o objetivo de  apoiar professores, pais e alunos na adaptação ao ensino à distância. Para já, estão calendarizadas três sessões para as 15h dos dias 7, 8 e 9 de abril, dirigidas pelo professor e formador Carlos Pinheiro.

Na primeira sessão, discute-se como planificar, comunicar e avaliar continuamente no processo de ensino à distância. O segundo encontro foca-se na criação e seleção de recursos digitais relevantes. No terceiro, fala-se sobre avaliação, mais especificamente sobre princípios, instrumentos e técnicas de avaliação online. Cada sessão tem a duração de 45 miutos.

Para se inscrever, clique aqui. Note que tem de se alistar para cada uma das sessões.

Academia Virtual – “Escola Virtual em contexto de ensino-aprendizagem”

ensino distância pais alunos professores escola virtual

A Academia Virtual disponibiliza um curso sobre a utilização da plataforma Escola Virtual, gratuito e com direito a certificado de participação. Esta proposta destina-se a professores que desejem saber como utilizar a plataforma para propor atividades, criar conteúdos personalizados e monitorizar e avaliar aprendizagens à distância.

O programa é constituído por cinco módulos, que ajudam a: 1) criar um perfil e turmas personalizadas; 2) explorar recursos educativos digitais; 3) avaliar os alunos com os testes da Escola Virtual; 4) colaborar e comunicar com as suas turmas e outros professores; 5) monitorizar uma aprendizagem autónoma.

Para se inscrever, clique aqui.

Grupo Porto Editora – Roteiro para a utilização da Escola Virtual

Para além da formação, pode ler o roteiro criado pelo Grupo Porto Editora sobre a utilização da Escola Virtual. O documento presta apoio técnico e pedagógico para o uso da plataforma. Leia aqui. Existe ainda um manual de utilizador de apoio ao aluno e outro ao professor.

Pode também consultar notícias ou artigos sobre educação tecnológica no blog da Escola Virtual.

 


Conhece outras iniciativas para ajudar pais, alunos e professores no ensino à distância? Partilhe connosco!

Veja mais sobre ensino à distância.

Professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e de História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Artigos criados 12

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo