Um conjunto de artistas, promotoras, editoras, festivais e outras organizações ligadas ao setor da música juntaram-se para pedir uma resposta governamental imediata para proteger a vida na Terra. Juntos acreditam que o poder da música tem relevo mais que suficiente para promover uma mudança social, cultural e ecológica de forma a criar um futuro melhor para esta geração e as gerações vindouras.
O movimento Music Declares Emergency é um grupo independente que representa a indústria da música e é movido por indivíduos que têm uma preocupação pela presente crise climática e que estão em processo de adoção ou já adotaram medidas para reduzir as suas emissões de pegada ecológica , como por exemplo, nas constantes viagens que fazem durante as suas digressões ou no merchandise que produzem.
Fazer uma declaração de emergência é uma decisão independente de cada indíviduo ou organização. Mais do que falar, é preciso agir e cada ação por mais insignificante que seja na rotina mundana, é um passo para a saúde do planeta e cada ação é por si só uma declaração que evoca consciência e emergência em mudar. Não se trata de apoiar um movimento ou uma ideologia, mas sim uma necessidade que começa no indivíduo e que, com o apoio comunitário, pode tornar-se ainda mais relevante e chegar a mais pessoas.
Neste momento mais de 391 individualidades, 876 artistas e 473 organizações aderiram ao movimento.