fbpx

bruce nauman: linguagem visual

Bruce Nauman foi um dos mais influentes e versáteis artistas norte-americanos a surgir nos anos 60.

Grande parte do seu trabalho artístico mostra o desaparecimento da crença modernista na capacidade do artista em expressar as suas ideias de uma forma clara e intensa. Arte, para ele, é um sistema de códigos e símbolos, como qualquer outra forma de comunicação. Para além do seu uso inteligente das palavras, utiliza objetos que, diferentes daqueles usados e mostrados tradicionalmente em esculturas e pinturas, têm inerentes um significado e associações decorrentes do seu uso no dia-a-dia.

Nauman é influenciado pelas ideias de Ludwig Wittgenstein sobre a linguagem. A partir do contacto com as obras do filósofo austríaco, moldou o seu interesse pela forma de como palavras falham em espelhar a realidade. O tom satírico, cómico e até absurdo da obra do artista norte-americano é também inspirado por toques de frustração e comportamentos obsessivos.

bruce-nauman-1
One Hundred Live and Die (1984) – Fukake Publishing Co., Ltd., Naoshima Contemporary Art Museum, Kagawa, Japan

One Hundred Live and Die (1984) consiste numa instalação que mostra quatro colunas compostas por 100 palavras que relaciona a morte e vida com diferentes ações, emoções e cores. Este jogo poético invulgar tenta mostrar a experiência humana através da linguagem.

Através de um complexo algorritmo, uma frase fica iluminada enquanto outra se apaga progressivamente, culminando na iluminação de toda a peça. Esta sinfonia visual ilustra a adoração pelo jogo de palavras pelo artista, mostrando simultaneamente um comentário social.

Bruce Nauman recebeu em 1993 o Wolf Prize das Artes, em Israel, pelo seu trabalho como escultor e pela sua extraordinária contribuição para a arte do século XX. Em 1999 recebeu o Leão de Ouro no Biennale de Veneza. Em 2004 criou o seu trabalho Raw Materials no Tate Mordern. O website artfacts.net classificou Nauman como o artista vivo número 1 do mundo em 2016.

 

Artigos criados 44

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo