fbpx

o sentido da vida, de miguel gonçalves mendes

Miguel Gonçalves Mendes acompanhou ao longo de quatro anos a vida de Giovane Brisotto, um jovem brasileiro portador de paramiloidose familiar, uma doença rara e incurável de origem portuguesa, espalhada pelo mundo durante a época dos Descobrimentos, com a missão de procurar respostas para a existência humana.

O Sentido da Vida tem co-produção brasileira e espanhola por via das produtoras dos realizadores Fernando Meirelles e Pedro Almodóvar, respetivamente, e mostra-nos a viagem à volta do mundo de Brisotto, cruzando-se com as mais variadas personalidades de várias áreas que o ajudam a entender o significado da vida, entre os quais o escritor português Valter Hugo Mãe, a cantora islandesa Björk, o astronauta dinamarquês Andreas Mogensen, a artista plástica japonsesa Mariko Mori, a política brasileira Marina Silva, o músico islandês Hilmar Örn Hilmarsson, o juíz espanhol Baltasar Garzón e o ator norte-americano de filmes pornográficos Colby Keller.

Segundo os criadores do projeto, em www.osentidodavida.com/O-PROJETO :

O objetivo do filme é por meio destas personalidades entender o que ainda nos faz viver em um tempo em que o sistema beira o colapso, e em que não acreditamos em mais nada.

Qual é a diferença entra a nossa imagem pública e nossa própria imagem privada? E se não seremos todos fruto de uma construção ficcional escrita por nós mesmos.

Por terra e mar, o nosso herói dará a volta ao mundo. Porque a verdade é que, nos dias de hoje, viajamos de aeroporto em aeroporto como se fôssemos apenas hologramas que vão de um ponto A a um ponto B, nunca chegando a sentir as transições culturais nem a adaptação que o nosso próprio organismo exige.

O filme conta ainda com a colaboração artística de Vhils, artista plástico português que produziu vários retratos que «ficam incrustados para uma suposta eternidade que não existe e que os elementos farão com que desapareçam, reiterando a fragilidade das coisas, tal como acontecerá com a Humanidade quando o planeta explodir ou talvez muito antes, tendo em conta o panorama atual.» Para além dos seus retratos, o filme procura incorporar as suas diferentes obras espalhadas pelo mundo.

No caso de Valter Hugo Mãe, Vhils encarregou-se de esculpir o rosto do escritor na praia de Nossa Sra da Guia, em Vila do Conde, onde o escritor reside. Este local tem uma das maiores incidências de paramiloidose familiar em todo o mundo, tema central deste filme.

Numa colaboração entre a ESA – Agência Espacial Europeia, Vhils e a direção do filme, foi colocada uma obra-de-arte site-specific concebida especialmente para a cúpula da Estação Espacial Internacional, o único lugar onde é possível ver o planeta Terra em toda a sua largura. A partir desse lugar, é óssíuvel ver o nascer e o pôr do sol 16 vezes por dia. O trabalho de Vhils foca as temáticas da rotação do planeta e a sua geografia projeta no rosto do astronauta Andreas Mogensen, uma das personalidades centrais da narrativa.

Ainda relativamente à banda sonora foram convidados os músicos David Fonseca, Camané, Márcia, Noiserv, Dead Combo, Maria Bethânia e o compositor japonês Shigeru Umebayashi, que ficou encarregue da composição da banda-sonora original.

Em Viana do Castelo, cidade onde a narrativa do filme termina, Miguel Gonçalves Mendes filmou David Fonseca a interpretar Havemos de ir a Viana, fado cantado na voz de Amália Rodrigues. “Nenhuma música é intocável, todas as canções são possíveis de uma pessoa reinterpretar. Essa é a maravilha das canções: Uma pessoa poder pegar nelas e transformá-las noutra coisa. (…) A canção, como quase todos os fados, tem uma melancolia escondida. E a procura do sentido da vida acaba por ser uma viagem uma bocadinho entre tudo, tragédia e comédia. A canção é muito alegre, mas a letra tem um travo qualquer a uma coisa distante”, afirmou David Fonseca à agência Lusa.

O Sentido da Vida deverá chegar aos cinemas portugueses no decorrer do próximo ano.

Artigos criados 44

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo