fbpx

a narrativa musical de twenty one pilots

Trench é o quarto álbum da banda norte-americana Twenty One Pilots (21P) lançado ainda este mês e parece seguir uma história começada ainda no último disco – Blurryface, de 2015. O novo trabalho explora assuntos como a saúde mental, dúvida, ansiedade e inquietação, temas que se encontram por toda a discografia dos 21P.

A narrativa de Trench passa-se na cidade fictícia de Dema – que significa literalmente Torre do Silêncio, uma estrutura alta e circular construída pelos zoroastrianos para a excarnação, isto é, um ritual que consistia na exposição dos mortos a céu aberto de forma a serem decompostos por abutres. A banda explicou posteriormente no Reddit que foram inspirados pelo conceito triste e intrigante de uma religião antiga como o Zoroastrianismo. Na verdade, a capa do álbum de Trench é… um abutre.

Esta cidade é controlada por nove bispos. Um deles é Nino que aparece no videoclip de Jumpsuit, primeiro single de Trench, incorporando a figura de Blurryface – título do trabalho de 2015 que personifica as inseguranças e problemas de Tyler Joseph – vocalista da banda.

As outras personagens da narrativa de Trench são os Banditos (também o título de um single do novo trabalho) cuja missão é libertar o povo de Dema do comando dos vilões. Estes vestem-se de amarelo porque é uma cor que os bispos não conseguem ver.

twenty-one-pilots-jumpsuit-920
Twenty One Pilots – Jumpsuit

Esta narrativa começou a ser promovida quando em 2017 a banda venceu o prémio do fan-base mais dedicado pela Alternative Press Music Awards. Chamados a aceitar o prémio no palco, notou-se a ausência de Tyler, comparecendo somente o outro elemento da banda, o baterista Josh Dun. No discurso de consagração, foi parco em palavras ao justificar a ausência do seu amigo: ”Muito obrigado. O Tyler não pôde comparecer pois está a ter uns problemas com a DEMA”.

Depressa os fãs começaram a especular o significado de DEMA até que uns dias após, no website oficial da banda começaram a surgir uns vídeos e imagens algo bizarras que direccionavam para um website repleto do que pareciam ser cartas assinadas por alguém chamado Clancy.

21p map.jpg

Uma dessas imagens era alusiva ao que depressa se entendeu como um mapa aéreo da Torre do Silêncio que falámos uns parágrafos a cima. No seu centro estão nomeados os nove bispos que desenhados desta forma aludem não só à capa do seu trabalho anterior, Blurryface, onde se conseguem ver nove círculos de diferentes padrões, mas também ás letras de nove músicas desse disco. No entanto, Nico não aparece representado porque ele é a personificação de todo o Bluryface e Clancy é o próprio Tyler, vocalista da banda.

nicoco.png
Blurryface (2015) e os nove bispos de Trench (2018)

Em 2016, a meio de um hiato temporário, os Twenty One Pilots foram convidados para participar na banda-sonora do filme Suicide Squad com a música Heathens, produzindo ainda um videoclip que deu que falar.

O vídeo mostra Tyler preso no que parece ser um edifício escuro e sombrio. Tal parece ser uma referência a DEMA de Trench. Porque primeiramente, tem vestido um fato (alusão a Jumpsuit) cor-de-laranja. Blurryface tinha uma palete de cores vermelha, enquanto Trench é amarelo. Poderá dizer-se que a cor-de-laranja é uma cor de transição entre Blurryface e Trench e duas eras diferentes? E por último, no final do vídeo, Tyler aparece já vestido com um casaco amarelo.

Trench e Blurryface são dois trabalhos que embora distantes no tempo, complementam-se na sua história. Blurryface é a história de uma opressão emotiva imposta pela DEMA (ou the mind / a mente) enquanto Trench significa a libertação. Num verso de Bandito, de Trench, ouve-se pela voz de Tyler Joseph: ”Eu criei este mundo/Para sentir algum controlo/E destruí-lo se quiser”. Uma narrativa que evoca catarse e a construção de um universo que embora fictício, é o espelho da realidade.

Artigos criados 44

Um comentário em “a narrativa musical de twenty one pilots

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo